UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Leituras em Física a partir do Pensamento Filosófico
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP04-08849
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Conhecer alguns dos principais textos de pensadores importantes para a obtenção de uma cultura filosófica.
EMENTA:

Tales de Mileto, a sombra e a unidade; b) Anaximandro e o aperíon; c) Anaxímenes e a névoa; d) Pitágoras e os pitagóricos: a importância dos números e da geometria; e) Heráclito, o fogo, a luta, os alicerces da tradição dialética; f) Parmênides, Zenon e a escola eleática; g) Leucipo e o Demócrito, os atomistas; h) Platão, o conhecimento e a educação na República; i) Aristóteles e o rigor da lógica.


BIBLIOGRAFIA:

RONAN, Colin A. História Ilustrada da Ciência, v. 1: Das origens à Grécia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1987.
O pré-socráticos. São Paulo, Abril Cultura, coleção "Os Pensadores", 1975.
KIRK, G. S. e J. E. Raven. Os filósofos pré socráticos. Lisboa, Fundação Coloustre Gulbenkian, 1990.
MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 8ª ed. 2004.
GEYMONT. História de la filosofia y de la ciência. Barcelona, Grijaldo Mondadori, 1998.
PLATÃO. A Pepública. São Paulo, Nova Cultura, coleção "Os Pensadores", 2000.
PLATÔ. Five dialogues: The meno. LOndon, J. M. Dent, 1947.