UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Física VI
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP04-08848
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Promover de forma permanente, reflexões e debates relacionados ao ensino de ciências e em particular em Física objetivando estabelecer objetivos educacionais significativos quanto a estratégia a serem adotadas no ensino de Física. Executar e desenvolver as habilidades relacionadas à carreira docente de forma a relacionar a teoria e a prática pedagógica através de aulas tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio sempre com a supervisão de um professor.
EMENTA:

Avaliar quais conhecimentos necessários ao professor de Física para a prática profissional adequada. Realizar projetos de ensino relacionados ao preparo e execução. Acompanhamento permanente da prática docente de professores de Física no ensino Fundamental e Médio. Planejar atividades de ensino de Física. Executar a experiência do ensino de Física na escola sendo orientado e supervisionado pelos professores. Leitura e discussão individual e/ou em grupo de textos provenientes de livros e artigos científicos sobre a atividade docente. O ensino de física e a realidade educacional do Instituto de Aplicação. Avaliação e elaboração de metodologias alternativas para o ensino de Física no CAp. Observação em sala de aula tanto do trabalho docente quanto discente. Auxiliar de maneira continuada os docentes em sala de aula na elaboração de planos de aula e na sua aplicação. O processo de avaliação será realizado através da elaboração e execução de trabalhos individuais e/ou em grupo e da participação e desempenho durante o curso.

TRAVA:

91 créditos (Física - versão 5)
91 créditos (Física - versão 6)
91 créditos (Física - versão 7)
 
BIBLIOGRAFIA:

SILVA, L.H. (org). Seculo XXI: Qual Conhecimento? Qual Currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação de Professores. Petrópolis RJ: Vozes, 2002.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora UnB, 1999.
MOREIRA, M. A.; Buchweitz, B. Novas Estrategias de Ensino de Aprendizagem. Lisboa: Plátano, 1993.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. A Física na formação de professores de ensino fundamental. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.
PIETROCOLA, M.(org). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. UFSC, 2001.