UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Física IV
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP04-08846
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Relacionar teoria e prática no ensino de Física na escola básica. Discutir com o aluno licenciando sobre a escola e a sala de aula como espaços de produção de conhecimento e de formação de professores. Discutir os principais epistemológicos do ensino de Física. Planejar atividades de ensino de Física. Executar a experiência do ensino de Física na escola sendo orientado e supervisionado pelos professores.
EMENTA:

Avaliar quais conhecimentos necessários ao professor de Física para a prática profissional adequada. A Física e as outras ciências e a integração dos conhecimentos. Acompanhamento permanente da prática profissional adequada. A Física e as outras ciências e a integração dos conhecimentos. Acompanhamento permanente da prática docente de professores de Física no ensino Fundamental e Médio. Planejar atividades de ensino de Física. Executar a experiência do ensino de Física na escola sendo orientado e supervisionado pelos professores. Leitura e discussão individual e/ou em grupo de textos provenientes de livros e artigos científicos sobre a atividade docente. O ensino de física e a realidade educacional do Instituto de Aplicação. Avaliação e elaboração de metodologias alternativas para o ensino de Física no CAp. Observação em sala de aula tanto do trabalho docente quanto discente. Auxiliar de maneira continuada os docentes em sala de aula na elaboração de planos de aula e na sua aplicação. O processo de avaliação será realizado através da elaboração e execução de trabalhos individuais e/ou em grupo e da participação e desempenho durante o curso.

TRAVA:

91 créditos (Física - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

SILVA, L.H. (org). Seculo XXI: Qual Conhecimento? Qual Currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação de Professores. Petrópolis RJ: Vozes, 2002.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora UnB, 1999.
MOREIRA, M. A.; Buchweitz, B. Novas Estrategias de Ensino de Aprendizagem. Lisboa: Plátano, 1993.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. A Física na formação de professores de ensino fundamental. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.
PIETROCOLA, M.(org). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. UFSC, 2001.