UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas em Química III
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP04-08838
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaQUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

- Caracterizar o ensino de química através de atividados interdisciplinares,

- Promover a incentivação dos alunos em relação ao emprego de recursos didáticos no ensino de química

- Estabelecer a vinculação entre teoria e prática.

EMENTA:

Recursos didáticos para o ensino de química. Livros didáticos e paradidáticos. Aulas práticas. Informática no ensino de química. Interdisciplinaridade, Construtivismo, Elementos de filosofia e de histórin das ciências. Movimento de ensino de CTS. Concepções epistemológicas no ensino de ciências.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP04-08837 Práticas Pedagógicas em Química II
 
BIBLIOGRAFIA:

LUTFI, M. Cotidiano e educação em química, Ijuí; Editora Unijul, 1988.

ROPÉ, F. et al. Saberes e competências. Campinas: Papirus, 2004.

SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M, R. (org.) Ensino de ciências: fundamentos e abordagens, Campinas:R. Vieira Gráfica e Editora, 2000.