UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas em Química II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP04-08837
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaQUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

- Caracterizar as principais técnicas de trabalho pedagógico aplicadas no ensino de química.

- Reconhecer as principais correntes pedagógicas sobre o ensino de química.

- Elaborar instrumentos de avaliação da aprendizagem.

EMENTA:

Apresentação de diferentes técnicas de trabalho pedagógico: classificação e aplicação no ensino de química. A contextualização do ensino de química. Ensino de química e a formação do cidadão. Construções de novas práticas pedagógicas que contemplem a interdisciplinaridade: uso de temas integradores. Planejamento de avaliação.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP04-08836 Práticas Pedagógicas em Química I
 
BIBLIOGRAFIA:

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar., São Paulo: Cortez, 1995.

SANTOS, W. L. P. e Schnetzler, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 2º ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

SILVA, C. S. Medidas e avaliação em educação. Petrópolis: Vozes, 1992.