UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas em Química I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP04-08836
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaQUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Reconhecer as diversas formas de planejamentos dos conteúdos das disciplinas químicas na educação básica.
Promover atividades de observação co-participação e participação orientadas pelo professor da disciplina.
Promover a motivação dos alunos em relação ao exercício da docência.

EMENTA:

Gestão e legislação educacional. Reorganização dos conteúdos trabalhos na oitava série do ensino fundamental e nas séries do ensino médio. Planejamento da disciplina química na educação básica: conceito, importância e classificação. Alfabetização científica.


BIBLIOGRAFIA:

CHASSOT, A.I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijui, 2001.
DEMO, P. A nova LDB: ranços e avanços. Campinas: Papirus, 2004.
SABOYA A, J. Legislação educacional e fundamentos da educação. Rio de Janeiro: Auriverde, 2003.