UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: História das Disciplinas Escolares
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-08828
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

1- Analisar o processo de conversão de saberes "ordinários" em saberes escolares.
2- Investigar as relações entre saberes escolares e o ordenamento social.
3- Refletir acerca da relação entre disciplinas escolares e a construção de uma cultura escolar.
4- Examinar impressos escolares (manuais, compêndios e livros didáticos, p. ex.), observando aspectos tais como a autoria, o trabalho editorial, configuração gráfica, circulação e sua recepção.
5- Analisar relação entre as disciplinas e a produção dos sujeitos escolares.

EMENTA:

. Saberes "ordinários" e saberes escolares
. Disciplina e cultura escolares
. Saberes escolares e ordem social
. Impressos escolares
. Disciplinas escolares e agentes educativos



BIBLIOGRAFIA:

. BRASIL - Ministério dos Negócios do Império (1854). Regulamento da Instrução Primária e Secundária. Rio de Janeiro: Typographia Nacional.
. CHERVEL, Andre (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria & Educação, 2, 177-228.
. CHERVEL, Andre & COMPÈRE, Marie. As humanidades do ensino. In Educação & Pesquisa. São Paulo, v. 25, nº 2.
. FARIA FILHO, Luciano. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane & Greive, Cynthia & FARIA FILHO, Luciano (2000). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autentica.
. HAMEL, Thèrese (2000). Transferências culturais entre metrópole e colônia. Revista História da Educação. Pelotas: ASPHE.
. JULIA, Dominique.(2002) Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In LOPES, Alice & MACEDO, Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: história e política.. Rio de Janeiro: DP&A.
. GONDRA, José (2001). A educação conciliada - tensões na elaboração, redação e implementação de reformas educacionais. (mimeo).