UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: História do Processo de Escolarização
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-08827
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

1- Analisar o processo de construção do modelo e da cultura escolares.
2- Refletir acerca da relações entre espaços, tempos, sujeitos, saberes e práticas escolares.
3- Debater aspectos teóricos da arquitetura escolar.
4- Debater aspectos teóricos da distribuição do tempo escolar.
5- Aprofundar a reflexão acerca das práticas escolares na perspectiva da história.
6- Discutir a relação entre a escola e o processo de disciplinarização.

EMENTA:

. Espaços, tempos e saberes escolares
. Agentes educativos
. Práticas sócio-culturais e escolarização
. Processo de disciplinarização


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-06653 Pesquisa Histórica em Educação
EDU08-06634 Escola Pública Imaginária : Instituição da Escola no Brasil
 
BIBLIOGRAFIA:

. BENITO, Augustín. (2000) El espacio escolar como scenario y como representacion. In Teias, nº 2.
. CADERNOS CEDES. (2000). Cultura escolar - história, práticas e representações. CAMPINAS: CEDES, nº 52.
. FRAGO, Antonio & Escolano, Augustin. (1998) Currículo, espaço e subjetividade. RJ: DP&A.
. FARIA FILHO, Luciano. (2002) Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil: elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In LOPES, Alice & MACEDO, Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: história e política. Rio de Janeiro: DP&A.
. FRAGO, Antonio. (2000) Culturas escolares y reformas . in Teias, nº 2.
. FOUCAULT, Michel. (2002). 25ª edição. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Vozes.
. HÉBRARD, Jean. (2001) Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar. In Revista Brasileira de História da Educação, nº1.
. ____________. (2000). Dos pardieiros aos palácios - cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na primeira República. Passo Fundo: UPF editora.
. HILSDORF, Maria L. & VIDAL, Diana (org.) 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo: EDUSP.
. SILVA, Adriana. (2000) Aprender com perfeição e sem coação - uma escola para meninos pretos e pardos na Corte. Brasília: Plano.
. SOUZA, Rosa. (1998) Templos de civilização - a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo. São Paulo: UNESP.
. _______. (1999) Tempos de infância, tempos de escola: a ordenação do tempo escolar no ensino público paulista. In Educação & Pesquisa, v. 25, n. 2.