UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas em Projeto Político Pedagógico
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: EDU09-08826
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

A disciplina deverá permitir ao aluno:
- Refletir sobre a escola como o lugar de concepção, realização e avaliação do Projeto Político-Pedagógico;
- Discutir os princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico como um instrumento de organização do trabalho pedagógico da escola, elaborado a partir da prática do trabalho coletivo;
- Identificar as etapas de elaboração, acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da escola de estágio supervisionado;
- Contribuir para práticas coletivas de planejamento participativo na escola de estágio supervisionado.

EMENTA:

Escola como espaço de trabalho coletivo de reflexão e ação cotidianas. Projeto Político-Pedagógico: instrumento teórico-metodológico de organização do trabalho pedagógico da sala de aula e da escola na sua totalidade. Etapas de elaboração, acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico. Avaliação de um Projeto Político- Pedagógico.


BIBLIOGRAFIA:

BARBIER, Jean-Marie. E1aboração de projectos de acção e planificação. Portugal: Porto
Editora, 1993.
BORGES, A. S. e outros. A construção do projeto de ensino e avaliação. In: Série Idéias, n 8.
São Paulo: FDE, 1998, p. 17-24.
BRUNET L. Clima de trabalho e eficácia escolar. In: NÕVOA, Antonio (Coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote Ltda, l992, p .121-138.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A Lei de Diretrizes e Bases e o Projeto Pedagógico. In: Revista Dois Pontos: Teoria e Prática em Educação - Identidade: Projeto Pedagógico, v. 4, nº 35, nov. / dez., 1997, p. 48.
GANDIN, Danilo. A Prática do Planejamento Participativo. Petrópolis: Vozes, 1994.
NÓVOA, Antonio. Para uma análise das instituições escolares. In: NÓVOA, Antonio (Coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote Ltda, 1992, p. 13-42.
PIMENTA, Selma Garrido. A construção do Projeto Pedagógico na escola de 1º grau. In: Revista Contexto e Educação: Projeto Pedagógico: a identidade da escola. Ijuí: UNIJUÍ Editora Universidade de Ijuí, ano 5, n. 18, abr/jun. 1990.
PINTO, F. C, FELDMAN, M. e SILVA, R. C. Administração escolar e política da educação. Piracicaba: UNIMEP, 1997.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: planos de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995, p.142-168.
VEIGA. Ilma Passos (org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção coletiva.
In: VEIGA, Ilma Passos. Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.