UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Prat Pedag Minimizadoras da Indisciplina e da Violência Escolar
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: EDU08-08825
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 3)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Formular os conceitos mais importantes do desenvolvimento moral da criança e do adolescente.
Analisar criticamente os aspectos da violência na sociedade e os seus reflexos no cotidiano escolar. Discutir as práticas disciplinares utilizadas na escola.
Questionar e buscar alternativas para a atuação do professor na manutenção da disciplina escolar.
Desenvolver, nos alunos, competências necessárias ao melhor desempenho nos Estágios Supervisionados e na prática posterior, em sala de aula.
Aumentar a motivação dos alunos, em relação ao exercício da docência.
Realizar atividades em três níveis: observação, planejamento e realização de práticas construtivistas de aprendizagem.

EMENTA:

O desenvolvimento moral da criança e do adolescente. Práticas disciplinares mais comuns na escola.
Violência na sociedade e no cotidiano escolar. O papel do professor no estabelecimento das normas disciplinares. Realização de atividades em três níveis: observação, planejamento e realização de práticas construtivistas de aprendizagem.



BIBLIOGRAFIA:

AGUADO, Maria José D. & MEDRANO, Concepción. (1999). Construção moral e Educação: uma aproximação construtivista para trabalhar os conteúdos transversais. Bauru, EDUSC.
ASSIS, Simone. (1994). Crescer sem violência - um desafio para educadores. Rio de Janeiro, Fiocruz/ENSP/CLAVES.
BAUMAN, Zigmunt. (1998). O Mal-estar da Pós-modernidade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.
CANDAU, Vera Maria et al. (2001). Escola e Violência. Rio de Janeiro, DP & A.
COLOMBIER, Claire et alii (1989). A violência na escola. São Paulo: Summus Editorial.
ESTRELA, Maria Teresa. (1994). Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na Aula. Porto, Porto Editora.
FRELLER, Cíntia C. (2001). Histórias de Indisciplina Escolar: o trabalho de um psicólogo numa perspectiva winnicottiana. São Paulo, Casa do Psicólogo.
GUIMARÃES, Eloisa e PAIVA, Elizabeth (orgs.). (1997). Violência e vida Escolar. Rio de Janeiro, IEC.
GUIMARÃES, Aúrea. (1996) A dinâmica de violência escolar: conflito e ambigüidade. Campinas: Autores Associados.
MACEDO, Lino (org.). (1996). Cinco Estudos de Educação Moral. São Paulo, Casa do Psicólogo.
PUIG, Josep Maria. (1998). A Construção da personalidade Moral. São Paulo, Ática.
SANTOS, José Vicente Tavares dos (org.) (1999). A palavra e o gesto emparedados: a violência na escola. Porto Alegre: PMPA, SMED.
SPOSITO, M. P. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa, no 104, São Paulo, Fundação Carlos Chagas/Cortez, julho/1998.
VINHA, Telma P. (2000). O Educador e a Moralidade Infantil: uma visão Construtivista. Campinas / São Paulo, Mercado das Letras / FAPESP.
ZALUAR, Alba (Org.).(1994) Violência e educação. São Paulo: Cortez.