UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Políticas Públicas em Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-08820
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar os princípios subjacentes à implementação de políticas públicas de Educação Básica no Brasil, com ênfase no discurso oficial do Estado nacional, à luz dos processos de formação da cultura brasileira, das políticas de desenvolvimento traçadas pelo Governo e dos modelos conceituais adotados como orientação da estruturação curricular.

EMENTA:

Políticas atuais para a Educação Brasileira (Educação Básica de Formação Geral e Profissional)
Leis Educacionais - Regulação e orientação da Educação
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Inclusivas, diretrizes e práticas excludentes
Desafios e Perspectivas


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-06643 Estrutura e Funcionamento do Ensino
FFP04-09076 Políticas Públicas e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda & VILLARDI, Raquel., Orgs. Múltiplas leituras da nova LDB. Rio De Janeiro, Dunya, 1997.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor. Petrópolis, Vozes,1994.
DOLL, William. Currículo:uma perspectiva pós-moderna. Trad. Portuguesa: Porto Alegre, Artes Médicas, 1993.
LEME, M.T. et al. Memória, representação e imaginário cultural na América Latina. Rio de Janeiro, UERJ/NUSEG, 1998.
MENESES, J. Estrutura da Educação Básica no Brasil. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
SENNA, Luiz A. A educação Brasileira e seus múltiplos imaginários-desafios è Educação Intercultural. Rio de Janeiro, Dunya, 1998.
SOUZA, Paulo R. (Org.) Perspectiva da Educação Brasileira para o Século XXI. São Paulo, Civ. Brasileira, 1999.
VALLE, Lilian. A Escola imaginária. Rio de Janeiro, Ed. DP&A, 1997.