UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Questões Ensino Ciênciais Sociais Séries Iniciais Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-08799
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva DefinidaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar os principais conceitos e desafios relativos ao ensino da História e da Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando uma reflexão sobre as metodologias utilizadas.
Identificar obstáculos epistemológicos e didáticos presentes no ensino da História e da Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Subsidiar a aquisição de conhecimentos pedagógicos específicos no ensino da História e da Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

EMENTA:

A História e a Geografia enquanto objetos de ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental: natureza e características das áreas; aspectos da aprendizagem nas áreas e suas implicações para o ensino.
Principais recursos e estratégias de ensino da História e da Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Tendências curriculares no ensino da História e da Geografia: objetivos e conteúdos para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Principais questões na avaliação do ensino em História e Geografia.



BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, R. D., PASSINI, E. Y. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.
ANTUNES, A. et al. Estudos sociais: teoria e prática. Rio de Janeiro: Access, 1993.
CABRINI, C. et al. O ensino de história: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1986.
FONSECA, S. G. Caminhos da história ensinada. São Paulo, Campinas: Papirus, 1992.
MENDONÇA, F. Geografia e meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1993.
SANTOS, M. Pensando o espaço e o homem. São Paulo: Huicitec, 1991.
_________ . Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Huicitec, 1996.
_________ . A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Huicitec, 1996.
TOMOKO, Trindade et al. Os grupos, os espaços, os tempos. Rio de Janeiro: Access Editora, 1982.