UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Questões Ensino Ciências nas Séries Iniciais Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-08797
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva DefinidaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

As Ciências enquanto objeto de ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental: natureza e características da área; aspectos da aprendizagem na área e suas implicações para o ensino.

Principais recursos e estratégias de ensino das Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Tendências curriculares no ensino das Ciências: objetivos e conteúdos para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

Principais questões na avaliação do ensino em Ciências.



OBJETIVO(S):

Apresentar os principais conceitos e desafios relativos ao ensino das Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando uma reflexão sobre as metodologias utilizadas.

Identificar obstáculos epistemológicos e didáticos presentes no ensino das Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Subsidiar a aquisição de conhecimentos pedagógicos específicos no ensino das Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.



BIBLIOGRAFIA:

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: ática, 2002.

CANIATO, R. Com-ciência na Educação. Campinas, SP: Papirus, 1994.

CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994.

__________ . Alfabetização científica. Ijuí: Editora UNIJUí, 2000.

DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1990.

WEISMANN, H. Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.