UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Disciplina, Controle, Biopoder e Biopolítica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-08796
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar os conceitos de disciplina, controle, biopoder e biopolítica no pensamento contemporâneo e suas relações com o universo escolar, a formação docente e a preparação para o trabalho.
EMENTA:

O capitalismo contemporâneo substitui de modo acelerado um modelo produtivo centrado na exploração do trabalho industrial assalariado (modelo "fordista") por um modelo assentado na circulação e comunicação ("hiper-capitalismo" de serviços) e de que essa mutação envolve novas formas de regulação subjetiva (controle social pelo marketing universal e gestão biológica dos contingentes demográficos) e gestão imanente das condutas, hábitos e práticas sociais.


BIBLIOGRAFIA:

Michel Foucault, Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
Michel Foucault, Microfísica do Poder. Rio: Graal.
Michel Foucault,, Resumos de Cursos no Collége de France (1970-1982). Rio: Jorge Zahar Editor, 1997.
Gilles Deleuze, "Pós-scriputm sobre as sociedades de controle" in Conversações. SP: Editora 34.
Peter Sloterdijk, Regras para o parque humano. SP: Estação Liberdade, 2000.
A. Negri e M. Hardt, Império. Rio, Civilização Brasileira, 2001.
A. Negri e M. Lazzarato, Trabalho imaterial, formas de vida e produção de subjetividade. RJ: DP&A Editora, 2001.
André Gorz, Metamorfoses do Trabalho. SP: Annabule, 2003.
André Gorz, Misérias do presente, riqueza do possível. SP: Annabule, 2004.