UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Tópicos de Psicologia Cognitiva
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-08792
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Oferecer elementos que permitam ao aluno o contato com a produção do conhecimento acerca da cognição humana, em especial, sobre o cérebro e suas funções. Investigas e explicitar as contribuições dessas descobertas para os processos de ensino e aprendizagem escolar, nos diferentes níveis e graus de ensino.
EMENTA:

Os fatores sociais no estudo da cognição. As relações entre mente, cérebro e cognição. Contribuições das neurociências, filosofia da mente e da educabilidade cognitiva para os processos de ensino e aprendizagem escolar. Tipos de conhecimento e modelos de processamento da informação. Atenção. Modelos de reconhecimento. Tipos de programas cognitivos e detecção e categorização de informações. Memória e seus tipos. Organização do Conhecimento. Abordagens conexionistas e de processamento da informação. Linguagem: o desenvolvimento da linguagem, o curso normal e "desviante", o papel da experiência na aquisição da linguagem e contribuições da lingüística. Resolução de Problemas: estratégias para resolução de problemas "novos".


BIBLIOGRAFIA:

DAMÁSIO, Antonio. O erro de Descartes. SP: Cia das Letras, 1998.
GARDNER, Haward. Arte, mente e cérebro. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
TEIXEIRA, João Fernandes. Mente, cérebro e cognição. Petrópolis:Vozes, 2000.
IZQUIERDO, Ivan. Memória. Porto Alegre: ArtMed, 2002.