UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação e Autoria
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-08790
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A partir da investigação do autor Frances Michel Foucault acerca da noção de autoria em seu artigo ´O que é um autor?´, apresentar conceitualmente a condição do autor no campo do conhecimento e, principalmente, no campo da educação. Foucault e a função ´autor´. A obra de Walter Benjamin e a tematização da narração e da autoria. A incorporação pedagógica do legado de Foucault e de Benjamin. O educador como autor. Crise da autoria no campo educacional.

OBJETIVO(S):

Elaborar um diálogo entre as investigações de Michel Foucault e de Walter Benjamin sobre a autoria e a narrativa, recorrendo aos textos seminais de Benjamin como ´O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov´, ´Kafka´, e a ´Tarefa do Tradutor´ e o ´Autor como Produtor´;

Apresentar a contrapartida pedagógica das investigações filosóficas sobre a autoria, principalmente no contexto da educação de massas, tematizada por uma geração de pesquisadores preocupada em resgatar o caráter de autoria e de invenção das práticas educativas.



BIBLIOGRAFIA:

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: SP, Brasiliense, 1993.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor?: Lisboa, Veja, 1992.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas: Belo Horizonte, Autêntica, 2001.

SOUZA, Solange Jobim e. Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação: SP, ática, 1996.