UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Questões Ensino Matemática Séries Iniciais Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF09-08785
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva DefinidaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar os principais conceitos e desafios relativos ao ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino
Fundamental, possibilitando uma reflexão sobre as metodologias utilizadas.
Identificar obstáculos epistemológicos e didáticos presentes no ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Subsidiar a aquisição de conhecimentos pedagógicos específicos no ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

EMENTA:

A Matemática enquanto objeto de ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental: natureza e características da área; aspectos da aprendizagem na área e suas implicações para o ensino.
Principais recursos e estratégias de ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Tendências curriculares no ensino da Matemática: objetivos e conteúdos para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Principais questões na avaliação do ensino em Matemática.



BIBLIOGRAFIA:

CARRAHER, T., CARRAHER, D., SCHLIEMANN, A. L. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1993.
___________ . Aprender pensando. RJ, Petrópolis: Vozes, 1984.
D'AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação matemática. SP, Campinas: Unicamp, 1986.
KAMII, C. Aritmética: novas perspectivas - Implicações da teoria de Piaget. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.
_______ . A criança e o número. 15ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1992.
_______ . Reinventando a aritmética. 5ª ed. SP, Campinas: Papirus, 1992.
MIORIM, M. A. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.
SMOLE, K. S. , DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.