UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Questões Ensino Língua Portuguesa nas Séries Iniciais Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-08784
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva DefinidaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar os principais conceitos e desafios relativos ao ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando uma reflexão sobre as metodologias utilizadas.
Identificar obstáculos epistemológicos e didáticos presentes no ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais.
Subsidiar a aquisição de conhecimentos pedagógicos específicos no ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental

EMENTA:

A Língua Portuguesa enquanto objeto de ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental: natureza e características da área; aspec História e da Geografia tos da aprendizagem na área e suas implicações para o ensino.
Principais recursos e estratégias de ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Tendências curriculares no ensino da Língua Portuguesa: objetivos e conteúdos para as séries iniciais do Ensino
Fundamental.
Principais questões na avaliação do ensino em Língua Portuguesa.



BIBLIOGRAFIA:

CAGLIARI, L.C. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 1990.
CHARTIER, R. A aventura do livro - do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
CHIAPPINI, L. (coord.). Aprender e ensinar com textos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2002. 3 v.
CURTO, Lluís Maruny. Escrever e ler. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 2 v.
FERREIRO, E., TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
___________ . Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.
FOUCAMBERT, J. Leitura em questão: Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
ORLANDY, E. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1998.
SILVA, E. T. O ato de ler. São Paulo: Cortez, 1992.
SMOLKA, A. L., GÓES, C. A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1993.
___________ . A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. Campinas, SP:
Cortez/Unicamp, 1988.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.