UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Técnicas de Trabalho em Biologia
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IBRAG12-08771
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 2)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório1 2 30
TOTAL 2 3 45

OBJETIVO(S):

Discutir os procedimentos fundamentais para o desenvolvimento de trabalhos de campo de atividades laboratoriais.
Apresentar a importância da confecção, organização, manuseio e utilização de coleções para ensino e pesquisa em biologia.
Capacitar o futuro profissional da área de Biologia (professor/biólogo) em relação aos procedimentos e técnicas relacionados à coleta, preparação e conservação de material biológico com fins científicos e didáticos.

EMENTA:

1- O Laboratório. a) Localização, orientação e instalações; b) laboratórios de ensino e pesquisa; c) Materiais e equipamentos básicos: manejo, limpeza e conservação; d) Regras de segurança; e) Descarte de materiais e substâncias; 2- Material Biológico. a) Técnicas de coleta; b) Técnicas de preparação: via seca via úmida; c) Cuidados com manuseio de material biológico; d) Regras de segurança no trabalho de campo; e) Manutenção de organismos vivos em laboratórios; 3- Coleções Científicas e Didáticas; 4- Técnicas em Biologia Molecular
METODOLOGIA
Aulas expositivas com recursos audio-visuais; aulas práticas com material específico; utilização de livros específicos de Técnicas de Laboratório nas diversas áreas de Biologia; excursões para coleta; visitas a instituições, Museus, Herbários, etc.
AVALIAÇÃO
Feita através dos seguintes parâmetros: participação nas atividades, apresentação de trabalhos e prova.



BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Lúcia Massutti de & RIBEIRO COSTA, Cibele Stramare & MARINONI, Luciane. Manual
de coleta, Montagem e Identificação de Insetos. Ribeirão Preto: Holos, 1998.
AURICCHIO, Paulo; SALOMÃO, Maria da Graça (Orgs.). Técnicas de coleta e preparação de
vertebrados para fins científicos e didáticos. São Paulo: Arujá: Instituto Pau Brasil de História Natural, 2002.
BRASIL. Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências. Laboratório básico polivalente de Ciências para o 1ºgrau: Manual do professor. Rio de Janeiro, FENAME/PREMEN/DEF, 1978.
POLZELI. Maria de Lurdes T. Moraes. Manual Prático de Biologia Celular. Ribeirão Preto: Holas 1999.
RIBEIRO-COSTA. Cibele & ROCHA. Rosana Moreira da. Invertebrados - Manual de aulas práticas.
Ribeirão Preto: Holos, 2002.
SOUZA. Maria Helena Soares de & SPINELLI. Walter. Guia prático para Cursos de Laboratório do
material á elaboração de relatórios. São Paulo: Scipione. 1997.
UNESCO. Ciências Físicas e Naturais - 700 Experiências. Brasília: Ministério da Educação e Cultura. Diretoria do Ensino Industrial. 1964.
Manual Técnico da Vegetação brasileira - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia Estatística.
Departamento de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Rio de Janeiro: IBGE. 1991.
MIR. Luis(Org) Técnicas em Biologia Molecular. GENÔMICA, Atheneu, 2004