UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Pesquisa e Prat Pedagógica I - Ciências Sociais e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU05-08693
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Permitir a orientação acadêmica do aluno mais direta e próxima, de acordo com suas opções no curso;
Servir de momento de encontro e confronto dos vários componentes curriculares, buscando sua articulação;
Orientar teórico/epistemológico/metodologicamente o aluno no que se refere às múltiplas atividades de pesquisa e prática possíveis quanto ao cotidiano dos diversos espaços/tempos de exercício profissional de formação do curso;
Desenvolver atividades culturais diversas;
Permitir o planejamento e a orientação de atividades pedagógicas em instituições escolares e não escolares.

EMENTA:

Modos de ler, discutir, estudar e sistematizar o conhecimento; exercícios de escrita autônoma, participação em jornada ou outro tipo de encontro; participação em atividades culturais e múltiplas.


BIBLIOGRAFIA:

- BARBOSA, Joaquim Gonçalves (org.) Multireferencialidade nas ciências e na educação. S. Carlos/S. Paulo: Editora da UFSCAR, 1998.
- MARQUES, Mario Osório, Escrever é preciso - o princípio da pesquisa. Ijuí/RGS: Editora UNIJUÍ, 1997.
- OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas - sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: D, P & A, 2001.
- VASNCELLOS, Geni A Nader (org.) Como me fiz professora. Rio de Janeiro: D,P & A, 2000.