UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Políticas Públicas em Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU09-08679
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia EAD (versão 1)
IGEOG - Geografia EAD (versão 2)
Eletiva RestritaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 1)
IBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 2)
EDU - Pedagogia - EAD (versão 1) Magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar os princípios subjacentes à implementação de políticas públicas de Educação Básica no Brasil, com ênfase no discurso oficial do Estado nacional, à luz dos processos de formação da cultura brasileira, das políticas de desenvolvimento traçadas pelo Governo e dos modelos conceituais adotados como orientação da estruturação curricular.
EMENTA:

Educação e políticas de desenvolvimento. O macro conceito de educação no imaginário público brasileiro. a educação no âmbito do pensamento positivista. O contexto da lei 5692/71. O fracasso da era do discurso, a pós-modernidade e a Lei nº 9394/96.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda & VILLARDI, Raquel (Orgs). Múltiplas leituras da nova LDB. Rio de Janeiro: Dunya, 1997.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor. Petrópolis, Vozes, 1994.
DOLL, William. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Trad. Portuguesa: Porto Alegre, Artes Médicas, 1993.
LEME, M.T. et al. Memória, representação e imaginário cultural na América Latina. Rio de Janeiro: UERJ/ NUSEG, 1998.
MENESES, J. Estrutura da Educação Básica no Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SENNA, Luiz A. A educação Brasileira e seus múltiplos imaginários-desafios à Educação Intercultural. Rio de Janeiro: Dunya, 1998.
SOUZA, Paulo R. (Org).Perspectiva da Educação Brasileira para o Século XXI. São Paulo: Civ. Brasileira, 1999.
VALLE, Lílian. A Escola imaginária. Rio de Janeiro: Ed. DP&A, 1997.