UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ANALISE QUANTITATIVA
DISCIPLINA: Economia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCE02-08476
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Comunicação Social (versão 2)
FCS - Comunicação Social (versão 2) Jornalismo
FCS - Comunicação Social (versão 2) Relações Públicas
FCS - Jornalismo (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Propiciar a apropriação de teorias e conceitos econômicos que permeiam o cotidiano da comunicação social.
EMENTA:

Conceitos Básicos, O Mecanismo de Mercado, Conceito de Elasticidade, Custos e a Curva de Oferta, A Função de Produção
A Medida do Produto Interno Bruto, A Teoria da Demanda Agregada, A Política Fiscal, A Política Monetária, O Setor Externo na Economia.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCE02-04768 Introdução à Economia IV
 
BIBLIOGRAFIA:

Vasconcelos, M.A. , ECONOMIA - MICRO e MACRO, Ed. Atlas, 2000.
Mankiw, N. G. , INTRODUÇÃO À ECONOMIA, Ed. Campus, 1999.
Mishkin, F.S., MOEDAS, BANCOS E MERCADOS FINANCEIROS, 5.ed, Rio de Janeiro: LTC, 2000.
Equipe de professores da USP, MANUAL DE ECONOMIA, 3a ed, Ed. Saraiva, 1998.
Simonsen, M.H.e Cysne,R.P., MACROECONOMIA, 2a.ed, Ed. Atlas1995.
Pindyck, R.S. e Rubinfeld, D.L., MICROECONOMIA, Ed. Makron Books, 1994.
Varian, H.R., MICROECONOMIA, Ed. Campus, 1994.
Dornbush, R. e Fisher, S., MACROECONOMIA, 5a ed, Ed. Makron Books, 1991.
Hall, R.E. e Taylor, J.B., MACROECONOMIA, Ed. Campus, 1989.
Wonnacott e Wonnacott, ECONOMIA, Ed. McGraw-hill, 1985.
Stanford, Jon D., MONEY, BANKING and ECONOMIC ACTIVITY,New York: John Wiley & Sons, 1983.