UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Mídia, Educação e Cultura
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCS02-08444
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCS - Comunicação Social (versão 2)
FCS - Comunicação Social (versão 2) Jornalismo
FCS - Comunicação Social (versão 2) Relações Públicas
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Discutir a ideia de racionalidade no ato comunicativo rastreando referencias teóricos e mídia de impressa.
Dinamizar conceitos de imagem, linguagens midiáticas e processos de aprendizagem.
Analisar veículos de comunicação e processos de pensamento, oralidade e cultura.
Refletir sobre a interface comunicação e educação enquanto campos de mediação do conhecimento nas tecnologias digitais.

EMENTA:

Teorias Críticas da Comunicação revisitadas,Racionalidade, Ato comunicativo e Cognições: Habermas, Marcuse e Morin e os sociólogos da racionalidade; Comunicação e Aprendizagem: tipicidades, interfaces e a ideia crítica dos meios; Teorias divergentes em Comunicação e Educação como campo epistemológico em construção: a educomunicação e o debate no MEC e no MCT; Imagens, Linguagens e Repertórios na televisão, no cinema e na mídia impressa; Mídia Impressa, Literatura e Arte: Oralidade, Cultura escrita e Imaginário; Gestão do Conhecimento como processo educação científica e educação continuada. Tecnologias de Comunicação e Educação à Distância: codificação e construção da mensagem via hipertexto e interatividade. Informação, estruturas sociais, pensamento e expressão nas culturas orais e digitais: o lugar social no campo da comunicação, uma dimensão exploratória do conhecer e a ideia de globalização.


BIBLIOGRAFIA:

AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas, Papirus, 1996.
BOURDIEU, Pierre et. all. A Profissão de Sociólogo: Preliminares Epistemológicas. Petrópolis, Vozes, 1999.
CASTORIADS, Cornelius. As Encruzilhadas do Labirinto. SP, Paz e Terra, 1998.
GÓMEZ, J.M. Política e Democracia em Tempos de Globalização. Petrópolis, Vozes, 2000.
MARCUSE, Herbert. (coletânea). SP, UNESP, 1999.
ONG, Walter. Oralidade e Cultura Escrita. Campinas, Papirus, 1998.
THOMPSON, Willian Irwin (org). Gaia: Uma Teoria do Conhecimento. SP, Gaia, 2000.
VIEIRA, Angela de Faria. Gestão do Conhecimento na Iniciação Científica: Paradigma de Comunicação e Educação. Tese de Doutoramento. SP, ECA-USP, 2000, vol2.