UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Seminário Especial de Ensino da História I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP07-08310
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - História (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Tornar a grade curricular mais dinâmica, a partir de um aprofundamento de questões temáticas para além das disciplinas básicas. Permitir que as pesquisas em desenvolvimento no Departamento de Ciências Humanas se estendam à docência, bem como as recentes tendências acadêmicas, contribuindo assim para a formação discente.

EMENTA:

Analisar, à luz da bibliografia brasileira e estrangeira, experiências no campo de uma pedagogia da História, quer no sistema formal de ensino, quer em outros espaços. O ensino da história: a sala de aula, os métodos de ensino, os livros didáticos, o uso de documentos, a utilização de imagens, a memória oral, os arquivos e museus.


BIBLIOGRAFIA:

Anais do Seminário Perspectivas do Ensino de História. São Paulo: FEUSP, 1988.
Anais do II Seminário Perspectivas do Ensino de História. São Paulo: FEUSP, 1996.
Anais do III Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. Campinas: UNICAMP, 1999.
Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.
CABRINI, Conceição e outros. O ensino de História. Revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CITRON, Suzanne. Enseigner l'histoire aujourd'ui. La memoire perdue e retrouvée. Paris: Les Editions Ouvriéres, 1984.
MANIQUE, Antônio Pedro e PROENÇA, Maria Cândida. Didática de História. Lisboa: Texto Editora, 1994. RADICH, Maria Carlos. Temas de História em livros escolares. Porto: Edições Afrontamento, 1979. ZAMBONI, Ernesta (coord.). A prática de ensino de História. São Paulo: Cortez Editora, 1984.