UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: História e Mídia
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP07-08306
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Analisar o desenvolvimento dos meios de comunicação na História, em particular, a preeminência da mídia na configuração do imaginário social no último século. Dos meios de comunicação à mídia, rádio e televisão no mundo e no Brasil do século XX. A produção de sentidos: o imaginário social. Cultura e cidadania. Análise de casos.

OBJETIVO(S):

Tornar a grade curricular mais dinâmica, a partir de um aprofundamento de questões temáticas para além das disciplinas básicas. Permitir que as pesquisas em desenvolvimento no Departamento de Ciências Humanas se estendam à docência, bem como as recentes tendências acadêmicas, contribuindo assim para a formação discente.



BIBLIOGRAFIA:

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas volume 1. São Paulo, 1985. - CHARTIER, Roger. ´Textos, impressões, leituras´ In HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992, pp. 211 a 238. - MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. - MOREIRA, Sônia. Uma história do rádio no Brasil. - ORTIZ, Renato e outros. ´Telenovela. História e produção´. São Paulo: Brasiliense. - Revista Estudos Históricos, nº 23. Esporte e lazer. Rio de Janeiro: FGV, 1999. - VERóN, Eliseo. A produção de sentido. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1980. - CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadão. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. - SCHWARCZ, Lilia Moritz (og.). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.