UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: O Ensino e a Evolução das Ideias da Física
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FIS02-08282
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFIS - Física (versão 2)
FIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
Eletiva DefinidaFIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Levar o aluno a conhecer a história e a filosofia dos conceitos físicos que são parte integrante do programa curricular do ensino médio, permitindo que sua visão de Ciência seja ampliada e/ou modificada.
EMENTA:

Serão abordados os temas centrais da Física Clássica: Mecânica, Eletromagnetismo e Óptica, do ponto de vista histórico.
Essas três linhas conduzirão a uma discussão sobre Einstein e sua época: Mach, Poincaré, Hertz e suas respectivas filosofias da Ciência.


PRÉ-REQUISITO 1:

FIS01-07063 Mecânica Geral
PRÉ-REQUISITO 2:

FIS03-00478 Eletricidade e Magnetismo II
TRAVA:

68 créditos (Física - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

1. Jammer, M. Conceitos de massa.
2. ________ Conceitos de força.
3. ________ Conceito de espaço.

4. VYGOTSKY, L. S. . A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 115 p.

Artigos de periódicos nacionais e/ou estrangeiros atuais.