UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Top Esp VI- Educação II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-08281
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 5)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar os conceitos e dimensões da accountability; Discutir sobre as disputas entorno do sentido de accountabilty e democracia; Compreender os mecanismos da accountability na educação;
Refletir sobre as experiências de accountability educacional no contexto brasileiro.

EMENTA:

Conceitos e dimensões da accountability; Accountabilty e democracia; Accountability e Educação; Experiências de accountability educacional no contexto brasileiro.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-07043 Metodologia do Ensino
EDU09-08050 Políticas Públicas e Educação
EDU09-08820 Políticas Públicas em Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

AFONSO, Almerindo Janela. Nem tudo o que conta em Educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, v.13, n.13, 2009.
AFONSO, Almerindo Janela. Um olhar sociológico em torno da accountability em educação In: ESTEBAN, M.T. & AFONSO, A.J Olhares e interfaces . Reflexões criticas sobre a Avaliação São Paulo: Cortez 2010.
AFONSO, Almerindo Janela. Para uma conceptualização alternativa de accountability em educação. Educ . Soc , Campinas, abr-jun 2012, v.33, n.119, , p.471-484
BONAMINO, A. SOUSA, Z. S. Três gerações de avaliação da educação básica no brasil: Interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 378-388, abr./maio 2012.
BROOKE, Nigel. O Futuro das Políticas de Responsabilização Educacional no Brasil. Cad. Pesquisa. Mai/Ago 2006, vol.36, no.128, p.377-401.
CEPAL/UNESCO/CIDE. Accountability Educacional: posibilidades y desafíos para América Latina a partir de la experiencia internacional. Santiago do Chile: CEPAL:CIDE. Março, 2006.
ROCHA, Arlindo Carvalho. Accountability na Administração Pública: Modelos Teóricos e Abordagens. Contabilidade, Gestão e Governança - Brasília · Mai/Ago 2011, v. 14 · n. 2 · p. 82 - 97.
VIEIRA, Jorge Blascoviscki. Estado, Sociedade Civil e Accountability. Ensaios FEE. Porto Alegre. Jun. 2005, v. 26, n. 1, p. 605-626.