UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Top Esp VI- Educação I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-08280
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 5)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Delimitar o tema de pesquisa. Definir o problema. Levantar hipóteses. Explicitar objetivos.
Justificar a relevância da pesquisa. Mostrar as diferentes possibilidades de metodologia e a importância de cada método. Compreender a importância dos referenciais teóricos. Demonstrar a análise dos resultados.

EMENTA:

Metodologia como construir Projetos de Pesquisas, Monografias ou TCCS. Delimitação do tema. Definição do problema (questão). Levantamento de hipóteses. Objetivos. Justificativa e relevância. Procedimentos didáticos metodológicos. Referenciais teóricos. Resultados.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-07043 Metodologia do Ensino
 
BIBLIOGRAFIA:

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, M. C. S. (Org.); DESLANDES, S.F.; CRUZ NETO, O. GOMES. R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. ]
OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas - sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: D, P & A, 2001.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.