UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Top Esp III: LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais na Educação Básica
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-08253
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Conceito de surdez; LIBRAS e seus parâmetros; noção de alguns sinais; semelhanças e diferenças entre LIBRAS e Língua Portuguesa; aquisição da Língua de Sinais; Alfabeto manual (datilologia).

OBJETIVO(S):

- Divulgar a Língua Brasileira de Sinais.

- Mostrar a importância da Língua de Sinais no desenvolvimento da linguagem do surdo.

- Facilitar o trabalho do professor com a educação inclusiva de deficientes auditivos; apresentar as principais características da LIBRAS.



BIBLIOGRAFIA:

COUTINHO, D. - LIBRAS e Língua Portuguesa (Semelhanças e Diferenças). Editora Arpoador, 2000.

LICHTIG, L; CARVALHO, R.M.M. - Audição: Abordagens Atuais. Editora Pró -fono, 1997.

Revista Língua de Sinais volumes de 01 - 10, Editora Escala.

Revista Contato Surdo.