UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-08142
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva no contexto da Educação Básica, proporcionando ao aluno um espaço de reflexão sobre esta política no cotidiano da escola regular tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental.
Analisar a diversidade do ponto de vista pedagógico.
Abordar de forma interdisciplinar conteúdos específicos da educação inclusiva para que os professores possam lidar com as diferenças e conduzir seus alunos especiais ao sucesso escolar.
Discutir questões relativas a pluralidade cultural no contexto escolar.
Analisar as necessidades de formação docente para a escola inclusiva.

EMENTA:

Paradigma da Educação Inclusiva: aspectos legais e pedagógicos. A escolarização do portador de necessidades educacionais especiais. Panorama da Educação Infantil sob a ótica da inclusão. O aluno especial como sujeito histórico, social e cultural. O papel das interações sociais em ambientes inclusivos. O projeto político pedagógico da escola: a diversidade e as adaptações curriculares. A elaboração de projeto pedagógico para uma escola inclusiva no Ensino Fundamental. A capacitação e a formação do professor para a escola inclusiva.


BIBLIOGRAFIA:

ALCUDIA, Rosa et. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BAUMEL, Roseli de C. & SEMEGHINI Idméa(orgs). Integrar/Incluir:Desafio para a Escola Atual. São Paulo:FEUSP,1998.
BRASIL Lei n° 9394/96 de 20/12/96 - Lei de Diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Brasília (DF): Diário Oficial da União, n° 248 de 23/12/1996.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. A Integração do Aluno com Deficiência na Rede de Ensino: Novos Conceitos, Novas Emoções. Brasília: MEC, 1998.
_____Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, MEC/SEESP, 1994.
_____. Conselho Nacional de Educação ? Câmara de Ensino Básico. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Brasília: CNE/CEB, 2001.
BUENO, José Geraldo. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialitas. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 3. n.5,7-25,1999.
CARVALHO, Rosita Edler. A Nova LDB e a Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
COLL, C., PALACIOS, J. e MARCHESI, Á. Desenvolvimento Psicológico e Educação-Necessidades Educativas Especiais e Aprendizagem Escolar. Vol 3. Porto Alegre: Artes Médicas,1995.
CORREIA, Luiz de Miranda. Alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas Classes Regulares. Portugual: Ed. Porto, 1997.
DEBATEXTOS - Publicação do Setor de Educação. Educação Especial: Inclusão ou Segregação? - Caderno 4, 1997. UFPR.
FERREIRA, Julio Romero e NUNES, Leila Regina de Paula. A Educação Especial na nova LDB. Em ALVES, Nilda e VILLARDI, Raquel Marques(Orgs.) Múltiplas Leituras da Nova LDB. Rio de Janeiro, Dunya,
pg.18-27, 1997.
STEIMBACK, S. e STEIMBACK, W. Inclusão: um Guia para a Educação. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília:CORDE, 1994.