UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação e Movimentos da Sociedade Civil: Aspectos Históricos e Políticos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-08069
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir as diferentes concepções que perpassam a história e o campo dos movimentos sociais no Brasil;
Compreender a relação entre movimentos sociais e educação na contemporaneidade;
Compreender a dimensão educativa - formal, não-formal e informal - dos movimentos sociais e possíveis relações/interferências nas políticas e práticas de educação vigentes;
Compreender matrizes pedagógicas alternativas produzidas pelos movimentos sociais ao longo da história;
Refletir sobre o papel dos movimentos sociais nos processos de inclusão socioeducacional no Brasil e no mundo.

EMENTA:

Os movimentos sociais, seu papel na formação dos sujeitos e para a inclusão socioeducacional. Resgate de valores educativos históricos dos movimentos sociais e presença desses valores na contemporaneidade. A questão da unidade e da diversidade nos movimentos sociais: seu papel pedagógico. Globalização e movimentos sociais: movimentos altermundialistas, seu surgimento e papel na formação de uma consciência planetária.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Salto para o Futuro. Texto base da série Educação e Movimentos Sociais, programa n. 1: BRITO, Paulo Afonso Barbosa de. Movimentos sociais: aspectos históricos e conceituais. Rio de Janeiro, TV Escola. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
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