UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação para Gestão de Projetos Sócio-Ambientais
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-08068
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Ampliar a consciência ecológica dos educandos, com vistas a contribuir para a articulação do pensamento científico com os saberes tradicionais e a formação de sujeitos ético-solidários;
- Historicizar a relação ser humano-natureza e o papel da ciência e da tecnologia;
- Identificar os principais problemas sócio-ambientais globais e locais, confrontando-os com as ações propositivas do desenvolvimento sustentado.
- Facilitar o diálogo e a participação dos educandos na formulação, implementação e avaliação de projetos voltados para as questões ambientais, de gênero, educacionais, entre outros, e a promoção da qualidade da vida.
- Analisar o papel das instâncias governamentais, empresariais e da sociedade civil organizada quanto ao modo de produção capitalista;
- Caracterizar gestão e educação ambiental, segundo as recomendações dos organismos e conferências internacionais da referida área.
- Formular e analisar projetos de gestão sócio-ambiental e propostas interativas.

EMENTA:

Diálogo entre as ciências naturais e sociais. Histórico da relação ser humano-natureza e do paradigma científico-tecnológico.Concepções de gestão ambiental, educação ambiental e desenvolvimento sustentado. Problemática sócio-ambiental e implicações sobre a vida no planeta e no ser humano.Formulação de projetos e propostas interativas. Legislação e Direito Ambiental. Biopirataria e propriedade intelectual. Economia, consumo e estilo de vida. Educação Ambiental nas escolas e demais instituições e movimentos sociais. Cidadania e consciência ecológica.


BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, Leila, SOARES, Geraldo, PINTO, Virginia. Oficinas ecológicas. Petrópolis: Vozes, 1996.
CPRH. Fazendo Educação Ambiental. Recife, CPRH, 1994.
DIAS, Genebaldo. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.
GANDIM, Danilo. A prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes, 1994.
GUTIERREZ, Francisco, ROJAS, Cruz P. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Cortez/ Instituto Paulo Freire, 1999.
KRANZ, Patrícia. Pequeno guia da agenda 21 local. Rio de Janeiro: Hipocampo, 1999.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Do ecodesenvolvimento ao desenvolvimento sustentável: evolução de um conceito? Proposta, nº 71, 1997: 5-10.
LOUREIRO, Carlos F. LAYRRARGUES, Philippe P., CASTRO, Ronaldo S. (org).Sociedade e meio ambiente: educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2000.
MEC. A Implantação da Educação Ambiental no Brasil. MEC, Brasília, 1998.
PEDRINI, Alexandre E. (org).O contrato social da ciência: unindo saberes na educação ambiental. Petrópolis: Vozes, 2002.
PELIZZOLLI, M.L. A emergência do paradigma ecológico: reflexões ético-filosóficas para o século XXI.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
SIRKIS, Alfredo. Ecologia urbana e poder local. Rio de Janeiro: F. Ondazul, 1999.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental?. São Paulo, Brasiliense, 1994.
VIEIRA, Liszt. Cidadania e globalização. Rio de Janeiro: Record, 1999.