UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Processos Lúdicos e Criativos no Desenv e na Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-08066
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Analisar e discutir a evolução do jogo na história e as teorias que fundamentam a educação lúdica;
- Caracterizar a evolução do brinquedo e do lúdico ao longo do ciclo vital, e a sua importância para a aprendizagem humana.
- Analisar e discutir a importância do jogo e do brinquedo na construção do imaginário e do conhecimento;
- Refletir sobre o papel do brincar e do brinquedo no desenvolvimento da criança, na busca de soluções para os conflitos e sua importância como instrumento de adaptação ao meio ambiente.
- Analisar projetos educativos fundamentados em concepções de ludicidade.

EMENTA:

Conceito, função e significado do processo lúdico e criativo. Evolução do jogo e as teorias que fundamentam a educação lúdica. A relação do lúdico com o imaginário humano. Atividades lúdicas nas várias fases evolutivas do homem. O papel do lúdico na compreensão de condutas e na solução de conflitos da pessoa com necessidades educacionais especiais. O brincar e a inclusão. Jogo e aprendizagem. O sentido do lúdico como fundamento de projetos educativos.


BIBLIOGRAFIA:

AUFAUVRE, Marie- Renée. Aprender a brincar, aprender a viver.São Paulo: Editora Manole, 1997.
BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998.
DUFLO, Colas. O jogo: de Pascal a Schiller.Porto Alegre: Artes Médicas,2000.
ELKONIN, Daniil B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FRIEDMAN, Adriana. Brincar: crescer e aprender. O resgate do jogo infantil. São Paulo: ed.Moderna, 1996.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação.
São Paulo: Cortez, 1996.
MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
OLIVEIRA,Vera Barros de. O símbolo e o brinquedo:- a representação da vida. Petrópolis: Vozes, 1992.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
WINNICOTT,D.W..O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
VOLPATO, Gildo. Jogo, brincadeira e brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.