UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educ Continuada e as Perspectivas em Redes de Conhecimento
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-08062
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Reconceitualizar educação continuada, no marco da educação de jovens e adultos, conforme a Declaração da V Confintea;
- Compreender novos paradigmas que sustentam os modos de conhecimento dos sujeitos, nos múltiplos espaços sociais;
- (Re)significar as produções curriculares de projetos em diferentes instituições/movimentos sociais, compreendendo as concepções de conhecimento subjacentes;
- Repensar e propor modos de conceber propostas curriculares tecidas em redes de conhecimento.

EMENTA:

Aprender por toda a vida em processos de educação continuada. Educação continuada no marco da Declaração de EJA da V CONFINTEA. Emergência de conceitos e de práticas que atendem às exigências contemporâneas de aprendizado contínuo. Tessitura de redes de conhecimento no cotidiano das instituições e emergência de alternativas de ação como processos singulares de expressão das culturas locais, da vida social e de múltiplas formas de linguagem na experiência do aprender continuadamente. Enredamento de poderes, saberes e fazeres tecidos nos diversos contextos da vida cotidiana (interesses, crenças, valores, saberes, constituintes de redes de subjetividades) com saberes provenientes de aprendizagens formais. Significados dos múltiplos espaços/tempos de experiência - experiências de vida, da prática diária, dos usos e recriações de conhecimentos formados na própria inserção social - tomados como fios que emergem em intervenções pedagógicas e produzem modos de fazer e conteúdos desse fazer: diversidade e pluralidade cultural como bases da democracia e da igualdade.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-00606 Currículo e Sociedade
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda, GARCIA, Regina Leite. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
CERTEAU. Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
__________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: Unesco, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
UNESCO. Declaração de Hamburgo. Agenda para o Futuro. V Conferência sobre Educação de Adultos. Hamburgo, Alemanha, 1997.