UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Processos de Formação de Leitores / Escritores
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-08060
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Estabelecer as possibilidades de formação do leitor-escritor em espaços diferenciados do ambiente escolar: o lugar central da biblioteca.
- Operar com bibliotecas de escola aplicando essa competência às bibliotecas públicas.
- Analisar o conceito de letramento e sua importância no processo de formação do leitor/ escritor.

EMENTA:

Diversidade cultural e alfabetização. Letramento, analfabetismo x alfabetismo: conceitos. Contextualização crítica do trabalho em bibliotecas e salas de leitura com crianças, jovens e adultos. O percurso da biblioteca da escola (e das salas de leitura) para a biblioteca pública: caminhos na formação do leitor-escritor. Organização da biblioteca e dinamização da leitura: diferentes tipos de trabalho.Formação do leitor-escritor crítico e criativo como finalidade primeira da intervenção pedagógica: o lugar da literatura.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-00791 Alfabetização II
EDU02-07057 Fund do Trab com o Texto Literário no Ensino Fundamental I
 
BIBLIOGRAFIA:

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 2.ed. São Paulo, Scipione, 1991. (Série Pensamento e Ação no Magistério).
CHARTIER, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador. São Paulo: Fund. Edit. UNESP, 1998.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
LAJOLO, Marisa. História e histórias. São Paulo: Ática, Brasília: MEC, 2001
_____________, ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1999.
______________________________. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
MACHADO, Ana Maria. Texturas. Sobre leituras e escritos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
MAGNANI, Maria do Rosário M. Leitura, literatura e escola: subsídios para uma reflexão sobre a formação do gosto. São Paulo, Martins Fontes, 1989.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo, Summus, 1990. SANDRONI, Laura & MACHADO, Luiz Raul (Org.). A criança e o livro. 2. Ed. São Paulo, Ática, 1987.
SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, ANPed. Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. São Paulo, nº 11 : 5-16, mai/jun/jul/ago, 1999
SILVA, Waldeck Carneiro da. A miséria da biblioteca. São Paulo: Cortez, 2000.
VILLARDI, R. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro, Dunya, 1997.
VILLARDI, R. Ensinar a gostar de Ler: Discutindo Estratégias para a Formação de Leitores. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v.26, n.142, p.12-17, 1998.
YUNES, Eliana & PONDÉ, Glória. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo, FTD, 1988.( Série Por onde começar?)