UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Infância e Cultura
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU07-08059
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Refletir acerca das diferentes concepções de cultura vigentes e suas implicações nos modos de compreender a infância e a educação infantil.
- Identificar e analisar as diferentes formas e espaços de expressão da criança, a partir das produções culturais: a produção cultural para a criança e a produção cultural feita pela criança.
- Valorizar as diferentes linguagens na educação infantil.

EMENTA:

Diferentes concepções de cultura. A criança contemporânea e seus espaços de expressão. A produção cultural feita para crianças. A criança como produtora de cultura. As diferentes linguagens e a criatividade. Criação e Reprodução.


BIBLIOGRAFIA:

ABERASTURY, A. A criança e seus jogos. Porto Alegre, Artes Médicas, 1992.
ABRAMOVICH, Fanny. Por uma arte de contar histórias. IN: Literatura Infantil:gostosuras e bobices. São Paulo, Scipione,1989.
AGAMBEN, Giorgio. Enfance et histoire: destruction de l'experience et originedel'histoire.Paris, Payot, 1989.
BAUDRILLARD, Jean. "Le continent noir de l'enfance" In: Journal Liberation, 18/10/95
BAZALGETTE, Cary e BUCKINGHAN, David. In front of the children. Screen entertainment and young audiences. Londres, British Film Institute, 1995.
CASTRO, Lúcia Rabello de (org). Infância e adolescência na sociedade de consumo. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1998.
CASTRO, Lúcia Rabello de. "O lugar da infância na modernidade" In: Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 9, n 2, pp. 307-335
DAUSTER, Tânia. "Uma infância de curta duração - o significado simbólico do trabalho e da escola e a construção do 'fracasso escolar' nas camadas populares urbanas". In: Cadernos de Pesquisa n. 82 . São paulo, Fundação Carlos Chagas, 1992.
DIATKINE, René. Histórias sem fim. Entrevista para a revista Veja, 17 de março, 1993.
DONZELOT, Jaques. A polícia das famílias. Rio de Janeiro, Graal, 1980.
FERRAZ & FUSARI. A criança, a cotidianidade e as aulas de arte. IN: Metodologia do ensino da Arte. São Paulo, Cortez, 1993.
GARAMONT, Guiomar de. Texto sem título, da publicação: A Formação do Leitor - Pontos de Vista. PRADO, Jason & CONDINI, Paulo, Rio de Janeiro, Argus,1999.
GARCIA, Claudia A. et alii. Infância, cinema e sociedade. Rio de Janeiro, 1997.
GARCIA, Regina Leite (org.). Múltiplas Linguagens na Escola. DP&A, Rio de Janeiro, 2000.
GHIRARDELLI JR., Paulo (org.). Infância, escola e modernidade. São Paulo, Cortez, 1997.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares. A cultura da Infância, a infância na Cultura. Artigo para a revista Presença Pedagógica, v.6 n. 32, março/abril, 2000.
GUATTARI, Felix. "As creches e a iniciação" In: Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo, Papirus, 1987.
15)BIBLIOGRAFIA(continuação EDU03-08059)
HARRIS, Adrienne E. "The rationalization of infancy" In: BROUGHTON, J. M. Critical theories of psychological development. Nova York e Londres, Plenum Express, 1987.
JOBIM E SOUZA, Solange (org). Subjetividade em questão: a infância como crítica da cultura. Rio de Janeiro, Sete Letras, 2000.
JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, Papirus, 1994.
JORDÃO, Vera Pacheco. A imagem da criança na pintura brasileira. Rio de Janeiro, Salamandra, 1979.
KRAMER, Sonia & LEITE, M. Isabel. (orgs) Infância e produção cultural. Campinas, Papirus, 1998.
KRAMER, Sonia e LEITE, M. Isabel ( orgs. ) Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas, Papirus, 1997.
LASCH, Christopher. Refúgio num mundo sem coração - A família: santuário ou instituição sitiada? Rio de janeiro, Paz e Terra, 1991.
LIMA, Mayumi Souza. A cidade e a criança. São Paulo, Nobel, 1989.
MARTINS, José de Souza (org.) O massacre dos inocentes: a criança sem infância no Brasil.São paulo, Huicitec, 1991.
MATA, Maria Lutgarda & DAUSTER, Tânia. "A vida obriga a ser criança e adulto - um estudo etnográfico com crianças de camadas populares urbanas" In: Revista Educação n.9, Rio de Janeiro, PUC, Departamento de Educação, set/1993.
MEC. A Expressão Artística na Pré-escola. IN: Professor da Pré-escola. Vol. I. Brasília, Fundação Roberto Marinho,1992.
OLIVEIRA, P. O que é brinquedo. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1989.
OLIVEIRA, Zilma de Morais.(et. Al.). "Creches: crianças, faz de conta & Cia". Edição, Petópolis, RJ:Vozes,1992.
OLIVEIRA, Zilma M.R de (org.). Educação Infantil: Muitos olhares. São Paulo:Cortez, 1994.
PERROTTI, Edmir. "A criança e a produção cultural". In: ZILBERMAN, Regina (org.) A produção cultural para a infância. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1990.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro, Graphia, 1999.
RIZZINI, Irene (org.) A criança no Brasil hoje: desafio para o terceiro milênio. Rio de Janeiro: Universitária Santa Úrsula,1993.
SMOLKA e GÖES (orgs), Ana Luísa e Cecília. "A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento". Campinas, SP: Papirus, 1993.
STEINBERG, S. & KINCHELOE, J. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1993.
VYGOTSKY, Lev. A Formação da Mente. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, Lev. Imaginacion y arte en la infancia. Barcelona, Ediciones Hispanicas, 1994.
ZILBERMAN, R. A produção cultural para a criança. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1990.