UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Ciência e Educação em Ciência
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-08058
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Valorizar os saberes popular e científico sobre o ambiente e a saúde como modos de conceber a relação "homem-natureza", a saúde e o ambiente;
- Compreender conceitos e procedimentos científicos básicos relacionados a temas e problemas das ciências da natureza presentes no cotidiano;
- Analisar os sentidos da produção de conhecimento científico, técnico e tecnológicos sobre a relação "homem-natureza" e suas implicações para a educação em ciência, saúde e ambiente;
- Desenvolver a elaboração de projeto de pesquisa com a construção de conhecimento científico sobre o ambiente na escola;
- Elaborar propostas de atividades para construção de conceitos científicos na escola baseada na elaboração dos projetos de pesquisa.

EMENTA:

A diferença entre "olhar" e "ver" e a construção do objeto observado. Conhecimento científico e sabedoria popular: dois modos de conceber a relação "homem-natureza", a saúde e o ambiente. Temas e problemas das ciências da natureza e sua relação com o cotidiano: Diversidade biológica e diversidade cultural; legitimação do conhecimento produzido sobre a natureza e biopirataria; biotecnologia e bioética; crise ambiental e tecnologias brandas. Conceitos científicos e a construção do conhecimento sobre a natureza: o projeto de pesquisa na escola.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-01955 Fundamentos das Ciências da Natureza I
 
BIBLIOGRAFIA:

GLEISER, Marcelo. O fim da Terra e do Céu..
LATOUR, B. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos.Rio de Janeiro: Relume-Deimará,1997.
LEAL. Metall (org). Saúde, ambiente e desenvolvimento: uma análise interdisciplinar, (vol 1 e2). São Paulo, Rio de Janeiro: Hucitec Abrasco, 1992.
MINISTÈRIO DO MEIO AMBIENTE DOS RECURSOS HÍDRICOS E DA AMAZÔNIA LEGAL. Relatório nacional para a convenção sobre diversidade biológica. Brasília: Brasília, 1998.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
RIFKIN, Jeremy. O século da biotecnologia: a valorização dos genes e a reconstrução do mundo. São Paulo: Markron Books, 1999.
UNICEF/ OMS/ UNESCO. Medidas vitais. Nova Iorque: Unicef, 1993.
VASCONCELOS, E.M.(org). A saúde nas palavras e nos gestos. São Paulo: Hucitec, 2001.