UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Processos de Alfabetização
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-08057
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Analisar e discutir criticamente e as teorias que embasam as diferentes propostas de alfabetização e as suas repercussões nas práticas em sala de aula.;
- Compreender o papel de Paulo Freire na história da alfabetização de adultos no Brasil;
- Discutir e analisar a questão do analfabetismo como problema social;
- Discutir criticamente e analisar propostas político pedagógicas de alfabetização e as concepções teóricas que as embasem.

EMENTA:

Diversidade cultural e alfabetização. Alfabetização como processo de construção: Piaget, a psicogênese e as propostas de Emília Ferreiro. Alfabetização como processo discursivo: a relação entre pensamento e linguagem na perspectiva de Vygotsky. Convergências e diferenças entre Piaget e Vygotsky e sua repercussão na alfabetização. Linguagem: leitura e escrita - cultura e história. A polêmica dos métodos: cartilhas e novas estratégias. Análise de propostas atuais: repercussão da teoria nas práticas de alfabetização na educação infantil e nos anos iniciais de crianças, jovens e adultos.
Paulo Freire e a alfabetização de adultos no Brasil. A questão social no analfabetismo: abordagens quantitativas - o papel da escola. Analise de propostas atuais: repercussões da teoria nas praticas da alfabetização na educação infantil e nos anos inicias de crianças, jovens e adultos.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-00639 Alfabetização I
EDU02-01375 Alfabetização I
 
BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 1990.
BATISTA, Antonio Augusto (org.). Leitura: práticas, impressos, letramentos. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
BRASLAVSKY, B. Escola e Alfabetização: uma perspectiva de didática. São Paulo: Editora da Unidade Estadual Paulista, 1993.
CAGLIARI, Luiz C. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione, 1989.
FERREIRO, Emília. Reflexão sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.
FERREIRO, Emília. Os filhos do analfabetismo. Porto Alegre: Artmed, 1995.
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1976.
KRAMER, Sonia e OSWALD, Maria Luíza (org.). Didática da linguagem: aprender a ensinar ou ler e escrever? São Paulo: Papirus, 2001.
ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1989.
SMOLKA, Ana Luiza. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo de discursivo. São Paulo: Cortez, 1990.
TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever. São Paulo: Ática, 1995.
ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita. Campinas: Papirus, 1998.
ZACCUR, E. (org.). A magia da linguagem. Rio: DP e A: SEPE, 2001.