UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Infância e Políticas de Educação Infantil
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU07-08053
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Analisar as diferentes concepções de infância e suas influências sobre as diretrizes e políticas públicas direcionadas à criança de 0 a 6 anos;
- Analisar políticas de educação infantil no contexto da política da infância no Brasil;
-Refletir acerca da formação do professor para a Educação Infantil.

EMENTA:

História da infância. Concepções de infância e de educação infantil. Visão crítica da história e das políticas da educação da criança de 0 a 6 anos no Brasil. Políticas públicas para a infância. Legislação e educação infantil. Currículo de educação infantil. Infância, cidadania e educação infantil. Princípios éticos, estéticos e políticos da Educação Infantil Formação de professores para a Educação Infantil.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-01454 Educação Infantil
 
BIBLIOGRAFIA:

ARIÈS, Philip. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro, Guanabara, 1983.
BUARQUE, Cristóvão. Os Nomes da Criança. Artigo publicado no site www.aprendiz.org.br
BRASIL. Constituição Federal, de 05/10/1988.
BRASIL . Estatuto da Criança e do Adolescente
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394/96, de 20/12/96.
BRASIL. MEC/SEF/COEDI - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
FILHO, Aristeo Leite. Proposições para uma educação infantil cidadã. IN: Garcia, Regina Leite & Filho, Aristeo Leite. Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro, DP&A, 2001.
FREIRE, Adriani. Formação de educadores em serviço: construindo sujeitos, produzindo singularidades. IN: Kramer, Sonia et alii. Infância e educação infantil. Campinas, Papirus, 1999.
GARCIA, Cláudia; CASTRO, Lúcia R. & JOBIM e SOUSA, Solange. Mapeamentos para a compreensão da infância contemporânea. IN: Infância, cinema e sociedade. Rio de Janeiro, Ravil, 1997.
GOULART, Maria Tereza e VINCENT, Monique. Gente é diferente: a integração de crianças com necessidades especiais. IN: Fasolo, Eliane et alii. Educação Infantil em curso. Rio de Janeiro, Ravil, 1997.
KRAMER, Sonia. Formação de profissionais de educação infantil: questões e tensões. Apresentação na mesa redonda sobre Formação de Profissionais da Educação Infantil, realizada no II Fórum Paulista de Educação Infantil/COPEDI, Águas de Lindóia, outubro, 2000.
KRAMER, Sonia. Infância e sociedade: o conceito de infância. IN: A Política do Pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro, Achiamè, 1982.
KRAMER,Sonia. Infância e Educação Infantil: o necessário caminho de se trabalhar contra a barbárie. IN: Kramer, Sonia & Leite, Maria Isabel. Infância: Fios e Desafios da Pesquisa. Campinas, SP, Papirus, 1996.
KUHLMANN Jr, Moysés. Educação infantil e currículo. IN: Faria, Ana Lúcia e Palhares, Marina. Educação Infantil pós- LDB: rumos e desafios. Campinas, autores Associados; FE/UNICAMP: São Carlos, editora
UFSCAR, Florianópolis, UFSC, 1999.
MEC. Por onde devo ir-me daqui? IN: O Professor da pré-escola Vol I. Brasília, Fundação Roberto Marinho, 1980.
PERROTTI, Edmir. A Criança e a Produção Cultural. IN: Zilberman, Regina (org.) A Produção Cultural para a Criança. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1990.
POSTMAN, Neil. A Criança em extinção. IN: O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro, Graphia, 1999.
POSTMAN,Neil. Quando não havia crianças. IN: O Desaparecimento da infância. Rio de Janeiro, Graphia, 1999.
Publicações do MEC - Proposta pedagógica e currículo: aspectos conceituais e Critérios para construção e avaliação de propostas pedagógicas e currículo em educação infantil. IN: Proposta pedagógica e currículo em educação infantil. MEC/SEF/COED, 1996.
Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Vols 1, 2 e 3. MEC/SEF, 1998.
ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde. Novos ares para a educação infantil. IN: Os fazeres na educação infantil. São Paulo, Cortez, 1998.
SILVA, Iara e VASCONCELOS, Marta. Questões raciais e educação: um estudo bibliográfico preliminar. IN: Fasolo, Eliane et alii. Educação Infantil em Curso. Rio de Janeiro, Ravil, 1997.
TIRIBA, Léa. O Trabalho da educação infantil. Palestra realizada durante o Seminário Educação, Participação e Qualidade Social, Secretaria Municipal de Educação de Mauá/SP, 1998.