UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Introd à Pedagogia: Hist, Formação e Campos de Atuação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU05-08052
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Refletir acerca do campo disciplinar e profissional da pedagogia e suas relações com outros campos disciplinares, na perspectiva da história. (Sugestão: nas perspectivas histórica, política e social).
- Investigar o processo de institucionalização e de profissionalização da Pedagogia. Formação, recrutamento, agremiação e mecanismos de acompanhamento e avaliação.
- Estudar as reformas do curso de Pedagogia e debater a questão do generalismo de habilitações: atribuições conferidas, inserção e intervenção na ordem social.
- Refletir criticamente a questão da produção do conhecimento no campo da Pedagogia.
- Analisar os campos de atuação do bacharel em Pedagogia.

EMENTA:

Pedagogia: ensino, trabalho e pesquisa.Pedagogia: discursos, projetos e saberes pedagógicos. Institucionalização e profissionalização: formação, agremiação, recrutamento e mecanismos de acompanhamento e avaliação.Reformas nos cursos de Pedagogia: o generalismo e as habilitações.As exigências do saber-fazer da Pedagogia e a questão da produção do conhecimento.Os campos de atuação do bacharel em Pedagogia.O processo de construção de identidade do Pedagogo.


BIBLIOGRAFIA:

BOURDIEU, P. (1989). O poder simbólico. Lisboa: Difel.
LIBÂNEO, José C. (2002). 5ª edição. Pedagogia e pedagogos, para quê?. São Paulo: Cortez.
LIBÂNEO, José C. & PIMENTA, Selma. (1999) Formação dos profissionais da educação - visão crítica e perspectivas de mudança. In Educação & sociedade, n. 68.
SCHEIBE, Leda. & AGUIAR, Marcia. (1999). Formação de profissionais em educação no Brasil - o curso de Pedagogia em questão. In Educação & sociedade, n. 68.
SILVA, Carmen. (1999) Curso de Pedagogia no Brasil - história e identidade. Campinas: Autores Associados.
SOUZA, Donaldo Bello e MOREIRA, Jonaedson Carino (Orgs.). (1999) Pedagogo ou professor? RJ: Quartet.
SOUZA, Donaldo Bello e FERREIRA, Rodolfo (Orgs.) (2000). Bacharel ou professor? O processo de reestruturação dos Cursos de Formação de Professores no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Quartet
Periódicos:.
Cadernos CEDES
Educação e sociedade - revista quadrimestral de ciência da educação - CEDES.
Revista Brasileira de Educação - ANPEd.
Revista Brasileira de História da Educação - SBHE
Teias - Revista da Faculdade de Educação da UERJ.
Revista ANPAE