UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Gestão Democrática da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU09-08049
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Compreender as dimensões da gestão democrática da escola pública em seus aspectos político, administrativo, pedagógico, jurídico e financeiro;
- Refletir sobre os fundamentos da gestão participativa e sobre o papel dos profissionais da educação e da comunidade na gestão escolar;
- Avaliar as possibilidades transformadoras da gestão democrática, a partir da reflexão e da comparação sobre outros modelos de gestão;
- Analisar criticamente os problemas atuais enfrentados pela educação, a partir de sua relação com o contexto social.

EMENTA:

Iniciação à Administração Geral. A Política Educacional Brasileira. A escola atual e suas relações cotidianas. Gestão democrática: escola participativa. A função administrativa. Escola e transformação social. Planejamento e avaliação do cotidiano escolar.


BIBLIOGRAFIA:

BASTOS. João Baptista (org.) Gestão democrática. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
CASTRO, Marta Luz Sisson de e FRANCO, Maria Estela Dai Pai (org.). A prática da administração da educação: um debate em aberto. Porto Alegre: ADERGS/ANPAE Região Sul, 1992.
FERREIRA, Naura 5. Carapeto. (org.). Gestão democrática: atuais tendências, novos desafios. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GENTILI, Pablo e SILVA, Tomaz Tadeu da. Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação.
2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
GANDIN, Danilo. Escola e transformação social. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
GANDIN. Danilo. Planejamento como prática educativa. 9 ed. São Paulo Loyola, 1997.
HORA, Dinmair Leal da. Gestão Democrática na Escola: artes e ofícios de participação coletiva. Campinas, SP: Papirus, 1 994. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
NÓVOA, Antonio (coord.). As organizações escolares em análise. 3 cd. Portugal:
Publicações Dom Quixote, 1999 (Nova Encic1opédia,40)
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. 2 ed. São Paulo Cortez, 1988.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.
RAMOS, Cosete. Pedagogia da Qualidade Total. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994
15)BIBLIOGRAFIA(continuação EDU03-08049)
SILVA, Luiz Heron e AZEVEDO, José Clóvis (org.). Paixão de Aprender II. Petrópolis, RJ:
Vozes, l995.
WITTMANN, Lauro Carlos e CARDOSO. Jarbas José. Gestão Compartilhada na Escola
Pública: o especialista na construção do fazer saber fazer. Florianópolis: AAESE: ANDAE /
SUL, 1993.