UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Didática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-08048
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Refletir sobre a profissão do magistério considerando, no debate da literatura educacional, aspectos relativos à formação, saberes e trajetórias profissionais.
- Construir um saber teórico-prático sobre o trabalho docente comprometido com a busca de uma educação transformadora.
- Contribuir para formação de professores críticos colocando o ensino e a pesquisa em Didática a serviço da reflexão e constituição de suas identidades como professores reflexivos.
- Elaborar planos de ensino que possam contribuir para o processo de construção de práticas pedagógicas inclusivas, como alternativas ao fracasso escolar.

EMENTA:

Didática em uma perspectiva histórica. Construção da identidade e trabalho docente: formação e profissão. Ensino e pesquisa na formação de professores reflexivos. Cotidiano da sala de aula e multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem. Planejamentos de ensino e construção de práticas pedagógicas inclusivas.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-00757 Didática
EDU02-02998 Didática
 
BIBLIOGRAFIA:

ALARCAO, Isabel. Escola Reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
CANDAU, Vera M. (Org.,) Magistério: construção e cidadania. Petrópolis. Vozes, 1997.
CORREA, Vera. Globalização e neoliberalismo: o que isso tem a ver com você, professor? Rio de Janeiro, Quartet, 2000.
FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1993.
NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Don Quixote, 1992, pp. 115-138.
SCHÖN, A. S.. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Don Quixote, 1992, pp. 77-92.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes. Informação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: planos de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertad, 1995.
VEIGA, Ilma P. A. (org). (coord.) Repensando a didática. Campinas: Papirus Editora, 1995.