UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Questões Atuais em Educação Especial
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-08047
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Proporcionar ao aluno a oportunidade de inteirar-se sobre a visão atual da Educação Especial, levando-o a uma análise crítica sobre a problemática e a um posicionamento frente à prática educativa com alunos portadores de necessidades educativas especiais, inseridos ou não, no sistema regular de ensino.
Oferecer subsídios para reflexão sobre questões envolvem a ética e cidadania, no que diz respeito especificadamente aos portadores de necessidades especiais
Discutir a proposta de Educação Inclusiva, com ênfase nos aspectos históricos, filosóficos, políticos e psicossociais..
Apresentar as principais abordagens e metodologias de ensino, assim como as características predominantes nos diversos tipos de alunos com necessidades especiais.

EMENTA:

Introdução à discussão sobre a temática da Educação Especial. Evolução histórica da Educação Especial e da construção social e histórica do conceito de deficiência. Políticas Publicas de Educação Especial. Os novos paradigmas da Integração / Inclusão.
Características predominantes do processo ensino-aprendizagem de alunos com diferentes necessidades especiais. Análise de projetos para a educação deste alunado numa proposta inclusiva. Formação / capacitação docente para Educação Inclusiva.



BIBLIOGRAFIA:

BRASIL Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: SEESP. 1994.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação / Câmara de Ensino Básico. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Brasília: CNE/CEB, 2001.
BUENO, José Geraldo, Educação Especial Brasileira: Integração/Segregação do aluno Deficiente. São Paulo: Educ /PUC, 1993.
COLL, C., PALACIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação - Necessidades Educativas Especiais e Aprendizagem Escolar.. Porto Alegre: Artes Médicas,1995.
FONSECA, V.. Educação Especial. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.
GLAT, R. A Integração Social dos Portadores de Deficiências: uma Reflexão. R.J: Editora Sette Letras,1998.
HERRERO, M. Jesus.Educação de alunos com necessidades especiais. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
KIRK, S. e GALLAGHER, J.: A Educação da Criança Excepcional. Martins Fontes, 1994.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: Historias e Políticas Públicas.2ªed. S.P: Cortez, 1999.
METTRAU, M. B. Inteligência: Patrimônio Social Rio de Janeiro: Dunya Ed., 2000.
MULLER, T.M.P. & GLAT, R. Uma Professora Muito Especial. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1999.
Revista Brasileira de Educação Especial. -- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
Revista Espaço - Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)
Revista Benjamim Constant - Instituto Benjamim Constant
UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994.