UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Avaliação em Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-08046
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Discutir, criticamente, o processo de avaliação educacional, visando à aplicação de uma prática docente comprometida com a melhoria da qualidade do ensino.
- Analisar epistemologicamente padrões e tendências avaliativas, de modo a identificar determinadas situações hegemônicas e suas ressignificações atuais.
- Estabelecer relações entre a prática pedagógica e as determinações político-metodológicas da avaliação.
- Discutir a construção de instrumentos quantitativos da avaliação, bem como o resultado destas práticas.
- Refletir sobre a relação entre avaliação e propostas curriculares oficiais e não oficiais.
- Discutir formas de avaliação não vinculadas à matematização dos conhecimentos e comprometidas com o respeito aos conhecimentos cotidianamente tecidos por alunos e professores.
- Compreender a possibilidade de promoção da inclusão dos processos avaliativos.

EMENTA:

Avaliação como prática subsidiária no contexto geral da ação educativa. Padrões e tendências de avaliação em diferentes abordagens da educação. Pressupostos epistemológicos da avaliação. O caráter multidimensional da avaliação: dimensões da avaliação, aspectos metodológicos. Medida e avaliação: concepções distintas. Construção de instrumentos de avaliação. Análise de resultados. Avaliação externa: SAEB, ENEM e ENC. Avaliação com referência a competências.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-00257 Avaliação Educacional
 
BIBLIOGRAFIA:

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação - para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.
_________. Políticas educativas e avaliação educacional. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, 1998.
ESTEBAN, Maria Tereza. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A 1999.
________. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. R.J: DP&A, 2001.
FRANCO, Creso.(org.) Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
FIGARI, Gérard. Avaliar: que referencial? (trad. Júlia Ferreira e José Cláudio) Porto: Porto Editora, 1996
HOFFMANN, Jussara. M.L. Avaliação: mito e desafio. Uma perspectiva
Construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1995. .
___________. Avaliação mediadora. Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1995.
CONTINUAÇÃO:(EDU02-08046)
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
MEDEIROS, Ethel Bauzer de. Provas objetivas, discursivas, orais e práticas. Rio de Janeiro, F.G.V., 1983.
BONAMINO, Alicia Catalano de. Tempos de avaliação educacional: O SAEB , seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. (trad. Patrícia Ramos).Porto Alegre: ARTMED, 1999.
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica. São Paulo: Cortez, 1998..
BOMENY, Helena (org,) Avaliação e determinação de padrões na educação latino-americana: realidades e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.
TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.