UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: História da Educação Brasileira
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU05-08045
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Analisar e discutir aspectos teórico-metodológicos da pesquisa histórica.
- Compreender as perspectivas da escrita da História da Educação Brasileira.
- Analisar a História da Educação Brasileira em função de suas mediações com a economia, a política e a cultura.
- Refletir sobre a periodização e fontes na área de História da Educação.
- Examinar a produção de História da Educação Brasileira enquanto prática histórico-cultural.
- Apresentar e desenvolver estudos acerca de temas e questões referentes aos períodos da História da Educação no Brasil.
- Refletir acerca das propostas e projetos para equacionamento efetivo dos problemas da educação brasileira no tempo presente.
- Oferecer subsídios para a pesquisa em História da Educação.

EMENTA:

História e historiografia da educação brasileira: objetos, abordagens e problemas. Historiografia da educação brasileira - aspectos introdutórios. Temas em debate: o objetos educacional em disputa. A presença de elemento religioso. A presença de intelectuais: médicos, bacharéis e engenheiros. A presença dos partidos políticos. A presença dos militares.
A presença dos empresários.A presença do Estado.A presença dos movimentos associativos (científicos, sindicais e estudantis; por exemplo)


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-02728 História da Educação Brasileira
EDU05-02778 História da Educação II - Educação Brasileira
 
BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889).Brasília: Editora INEP/MEC, 1989.
AZEVEDO, Fernando de. A transmissão da cultura. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1976.
BURKE, Peter (Org.) A escrita da história- Novas Perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
BINZER, Ina von. Os meus romanos - alegrias e tristeza se uma educadora alemã no Brasil. 5ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
CARR, Edward Hallet. Que é história? Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1989.
CARVALHO, Marta M. Chagas de. A escola e a República. São Paulo: Editora Brasiliense. 1984.
CUNHA, Luis Antonio. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez Ed., 1991.
FARIA FILHO Luciano M. (org.) Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autentica, 1998.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque .UNE em tempos de autoritarismo. R.J: Editora UFRJ, 1997.
FÁVERO, M. L. A & BRITO, Jader de M. Dicionário dos educadores no Brasil - da Colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro/Brasília: EDUCAÇÃO. da UFRJ/INEP, 1999.
GHIRALDDELLI Jr. Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez Editora, 1990.
. _________________. Pedagogia e luta de classes no Brasil. São Paulo: Ed. Humanidades, 1991.
GÓES, Moacyr de & CUNHA, Luís A. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GONDRA, José G. & CARVALHO, Marta M. C. (orgs.) Pesquisa histórica: Retratos da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1995. GONDRA, J. G. (org.) Dos arquivos à escrita da história - A educação brasileira entre o império e a república. 2ª edição. Bragança Paulista, 2002.
HORTA, José Silvério Baía. O hino, o sermão e a ordem do dia- A educação no Brasil (1930-1945). Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1993.
LOPES, Eliane M. Teixeira & GALVÃO, Ana. História da educação. RJ: DP&A, 2001. LOPES, Eliane M. Teixeira, FARIA FILHO, Luciano M. & GREIVE, Cynthia. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autentica, 2000.
MATTOS, Luiz Alves de. Primórdios da educação no brasil- O período heróico - 1549 a 1570. Rio de Janeiro: Gráfica Editora Aurora, 1958.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. O tempo saquarema - A formação do Estado imperial. R.J: Access Editora, 1994.
NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na primeira república. SP: Editora Pedagógica e Universitária,1974.
NEVES, Luis Felipe B. O combate dos soldados de Cristo na terra dos papagaios - Colonialismo e repressão cultural. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária, 1978.
NUNES, Clarice (org.) O passado sempre presente. SP: Cortez, 1992.
NUNES, Clarice e CARVALHO, Marta M. Chagas. Historiografia da Educação e Fontes. Caxambu: Cadernos ANPED, 1992.
PETITAT, André. Produção da escola & Produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
SILVA, Geraldo B. A educação secundária. Perspectiva histórica e teoria. São Paulo: Editora Nacional, 1969.
SOUSA, Cynthia P. História da educação- Processos, práticas e saberes. São Paulo: Escrituras, 1998.
VIDAL, Diana & SOUZA, Maria Cecilia C. C. A memória e a sombra - A escola brasileira entre o Império e a República. Belo Horizonte: Autentica, 1999.
VIDAL, Diana & HILSDORF, Mª Lucia. 500 anos - Tópicas em História da Educação. S.P: EDUSP, 2000.
XAVIER, Maria Elisabete S. P. Poder político e educação de elites. São Paulo: Cortez Ed., 1990.
XAVIER, M. E. S. P. et al. - História da educação - A escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.