UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: História da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU05-08044
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Refletir sobre idéias e práticas relativas à educação que assumem importância no mundo ocidental a partir do início dos tempos modernos, até a virada do século XIX para o XX, compreendendo-as em sua inserção na dinâmica da vida social em diferentes contextos históricos.
- Analisar transformações significativas observadas na vida familiar, ao longo do período estudado, bem como nas formas de percepção das idades da vida (destaque para a infância/juventude).
- Perceber o caráter pedagógico presente em diferentes práticas/instituições sociais ao longo da história, referidas à transmissão, tanto de conhecimentos, quanto de normas de conduta.
- Analisar as mudanças verificadas nos processos de ensino-aprendizagem no período considerado, observando como um momento crucial, o da institucionalização da escola como espaço educativo por excelência.

EMENTA:

O conceito de História e as diferentes concepções historiográficas; a importância do estudo de temas educacionais sob uma perspectiva histórica A educação nos "tempos modernos": o Humanismo, as reformas religiosas, a Revolução Científica e as repercussões no campo da educação; as transformações na dinâmica familiar e a importância crescente da escola.Rumo ao estabelecimento dos Estados nacionais e de uma ordem burguesa: Iluminismo, Revolução Francesa e os debates sobre a educação do "homem novo"; a formação dos sistemas nacionais de ensino e a relação educação-cidadania; a disciplinarização da sociedade através da escola e da família.Pedagogias críticas e as reflexões sobre a democratização social a partir de fins do século XIX: as propostas socialistas de educação; o movimento da "Escola Nova".
Tendências da educação na contemporaneidade.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-02634 História da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ABBAGNANO, N. e VISALBERGHI, A. História de la pedagogia. 10ª ed. México, Fondo de Cultura Económica, 1993.
ARIÉS, Philippe e CHARTIER, Roger (org.).História da vida privada. Vol 3, S.P, Companhia das Letras, 1991
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.
BOTO, Carlota. A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. SP, UNESP, 1996.
ENGUITA, Mariano F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre, 1989.
FREITAG, Barbara. Rousseau e Piaget: afinidades eletivas in idem. Piaget e a filosofia do concreto SP,UNESP, 1991
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo, Ática, 1995.
GUIDO, Maria Christina. Do convento ao colégio: caem as muralhas, instalam-se os portões in A mulher civiliza-se! Educação feminina católica e francesa no Brasil republicano: o Colégio Sacre-Coeur de Jesus.
Dissertação de mestrado. RJ, Depto. de História-PUC/RJ, 1992.
HISLSDORF, Maria Lucia S. Pensando a educação nos tempos modernos. SP, Edusp, 1998.
MANACORDA, Mario A. História da educação. São Paulo, Cortez, 1995.
PERROT, Michelle (org.). História da vida privada. V. 4, São Paulo, Companhia das Letras, 1991.
PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no Ocidente. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
PROST, Antoine e VINCENT, Gérard (org.). História da vida privada. V. 5, S.P, Companhia das Letras, 1992.
ROUSSEAU, Jean J. Emílio ou da educação. São Paulo, Difel, 1968.
SEVCENKO, Nicolau. O renascimento. S.P, Atual; Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 1985.
VARELA, Julia e ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar in Teoria e educação. Dossiê: História da Educação, Porto Alegre, Pannonica Ed. 6, 1992.