UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-08042
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Conceituar e caracterizar o processo de aprendizagem humana.
- Discutir criticamente os aspectos psicológicos, políticos e psicossociais que afetam a aprendizagem.
- Conhecer os paradigmas teóricos da aprendizagem e seus principais representantes, estabelecendo as implicações educacionais dos mesmos.
- Discutir os processos que conduzem ao aparecimento de dificuldades de aprendizagem.

EMENTA:

Conceituação, características e fatores determinantes da aprendizagem. Paradigmas no estudo da aprendizagem: objetivista, subjetivista e histórico-social.Enfoques teóricos da aprendizagem: Skinner, Rogers, Piaget e Vygotsky.Aspectos políticos, pasicossociais e institucionais das dificuldades de aprendizagem.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-00216 Aprendizagem
EDU08-01829 Psicologia da Educação II
 
BIBLIOGRAFIA:

BERBAUM, Jean. (1993). Aprendizagem e Formação. Porto, Porto Editora.
BIGGE, Morris L. (1977). Teorias da Aprendizagem para Professores. São Paulo, EPU,.
CASTORINA, José Antônio et al (1995). Piaget - Vygotsky: Novas Contribuições para o Debate. SP, Ática, .
COLL, César et al (1996). Desenvolvimento Psicológico e Educação (vol. 2). Porto Alegre, Artes Médicas.
FERREIRA, May G. (1986). Psicologia Educacional - uma análise crítica. São Paulo, Cortez.
FURTH, Hans. (1997). Piaget na sala de Aula. Rio de Janeiro, Forense.
GROSSI, Esther P. & BORDIN, Jussara (orgs) (1993). Construtivismo Pós-Piagetiano - um Novo Paradigma sobre Aprendizagem. Petrópolis, Vozes.
LA TAILLE, Yves de et al (1992). Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo, Summus.
MACIEL, Ira Maria ( org. ), ( 2001 ). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna
MILLHOLLAN, Frank & FORISHA, Bill. (1986). Skinner X Rogers: Maneiras Contrastes de Encarar a Educação. São Paulo, Summus.
MOYSÉS, Maria aparecida A. (2001). A Institucionalização Invisível: crianças que não aprendem na escola. São Paulo, FAPESP
PIAGET, Jean. (1993). A Linguagem e o pensamento da Criança. São Paulo, Martins Fontes.
PATTO, Maria Helena S. (1990). A Produção do Fracasso Escolar. São Paulo, T.A.Queiroz
ROGERS, Carl. (1971). Liberdade para Aprender. Belo Horizonte, Interlivros.
SKINNER, B.F. (1978). Walden II: Uma sociedade do futuro. São Paulo, EPU.
_____________ (1998). Ciência e Comportamento Humano. São Paulo, Martins Fontes.
15)BIBLIOGRAFIA(continuação EDU01-08042)
VYGOTSKY, L. S. (1987). Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes.
VYGOTSKY, L. S. (1989). A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes.
WERNECK, Vera R. (1991). O Eu Educado: uma Teoria da Educação fundamentada na Fenomenologia. Rio de Janeiro: Rio Fundo.
ZELAM, Karen.(1993). Os riscos do saber: Obstáculos do desenvolvimento à aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artes Médicas.
Cadernos CEDES.
Nº 24 - Pensamento e Linguagem - Estudos na Perspectiva da Psicologia Soviética.
Nº 28 - O Sucesso Escolar - um Desafio Pedagógico.