UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Filosofia Política e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-08041
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Introduzir elementos teório-conceituais que subsidiem a reflexão teórica e o questionamento dos sentidos políticos construídos na história e, sobretudo, na atualidade brasileira para a prática, o cotidiano e as instituições educacionais.
EMENTA:

O sentido político da educação: a invenção da sociedade democrática e a formação dos cidadãos. A instituição da cidadania na educação: a educação democrática. Modernidade: a redefinição do espaço público. A cidadania moderna e a instituição da escola pública. Educar o cidadão: exigências, meios e procedimentos para a educação democrática moderna. O desmonte do espaço público e a crise da escola na contemporaneidade.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-02392 Filosofia Política e Educação Brasileira
 
BIBLIOGRAFIA:

CANIVEZ, Patrice. Educar o Cidadão? São Paulo: Papirus, 1997.
GENTILI, P. (org.) Pedagogia da exclusão. Crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, Vozes, 1995.
VALLE, Lilian do. A escola imaginária. Rio de Janeiro, Ed. DP&A, 1997.