UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Antropologia e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU05-08039
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Estabelecer relações e conexões entre educação e cultura;
- Analisar o processo de constituição da cultura e nacionalidade brasileira;
- Avaliar o impacto dos processos culturais de exclusão e elitização da educação brasileira;
- Refletir sobre os novos mapas culturais no campo da educação.

EMENTA:

A cultura e as culturas brasileiras: processo de aculturação, etnocentrismo e diferenças culturais. As questões étnico-raciais. A construção da nacionalidade brasileira e a identidade nacional. A nova ordem cultural e seus desafios para a educação. Relações entre educação e cultura: questões antropológicas, políticas e pedagógicas. Aspectos antropológicos dos impasses à universalização da educação básica no Brasil. Multiculturalismo, pluralidade cultural e os PCNs.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH02-02428 Sociologia Geral
IFCH02-06576 Sociologia Geral
 
BIBLIOGRAFIA:

BRANDÃO, Carlos R. O que é educação, 5.ed., São Paulo, Brasiliense, 1982.
_____. A educação como cultura. São Paulo, Brasiliense, 1985.
FREIRE, Paulo Pedagogia da esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.
GONÇALVES, Maria Alice R. (org.) Educação e cultura: pensando em cidadania. Rio de Janeiro, Quartet, 1999.
LARAIA, Roque de B. Cultura: um conceito antropológico. 11.ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1996.
MICELI, Sergio (org.) O que ler nas ciências sociais brasileiras (1970-1995). V. 1 - Antropologia. Brasília: Capes/ANPOCS/Ed. Sumaré, 1992
MORAIS, Regis. Cultura brasileira e educação. Campinas, SP: Papirus, 1989.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. 2.ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
VIEIRA, Ricardo. Mentalidade, escola e pedagogia intercultural. Porto: Educação, Sociedade e Cultura, n. 4, p.127-47, 1995.