UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-08038
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Refletir sobre importância do estudo da Psicologia nos cursos de formação de pedagogos.
- Situar a Psicologia como ciência correlata da Educação, relacionando-a com os seus demais fundamentos.
- Comparar e criticar abordagens do ciclo vital do desenvolvimento humano, situando-as na realidade educacional brasileira e relacionando-as à prática pedagógica.

EMENTA:

Análise crítica da inserção da Psicologia no campo educacional. Discussão das diversas concepções de homem subjacentes às abordagens do desenvolvimento humano - inatista, ambientalista e sócio-histórica.Diferentes abordagens e perspectivas da Psicologia do Desenvolvimento e suas conexões com a prática pedagógica - psicanalítica, piagetiana e psicossocial, de Erik Erikson.A construção histórica das fases da vida e seus efeitos, nas políticas e nas práticas educacionais, no contexto da realidade brasileira.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-01464 Psicologia da Educação I
EDU08-03243 Psicologia da Educação I
 
BIBLIOGRAFIA:

BOCK, Ana M. Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes, ( 1993 ). Psicologias - uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva
COLL, César, PALACIOS, Jesús & MARCHESI, Álvaro (orgs.). (1995). Desenvolvimento Psicológico e Educação (vol. 1). Porto Alegre: Artes Médicas.
ERIKSON, Eric, ( 1976 ). Identidade: juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar
HALL, Stuart, ( 2001 ). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de janeiro: DP&A editora
KUPFER, Maria Cristina, ( 1997 ). Freud e a educação - o mestre do impossível. São Paulo: Scipione
MACIEL, Ira Maria ( org. ), ( 2001 ). Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna
MIRANDA, Marília Gouvea de, ( 1999 ). Psicologia do desenvolvimento: o estudo da constrição do homem como ser individual. In: Educativa. Goiânia. V.2, p.45-62, jan. /dez.
PATTO, Maria Helena de Souza, ( 1990 ). Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz
PIAGET, Jean, ( 1976 ). Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
RAPPAPORT, Clara Regina, FIORI, Wagner da Rocha, DAVIS, Cláudia, ( 1981 ). Teorias do desenvolvimento. São Paulo: EPU
SCHRAML, Walter. (1995). Introdução à moderna Psicologia do Desenvolvimento para Educadores. São Paulo: EPU.
TANAMACHI, Elenita, ROCHA, Marisa, PROENÇA, Marilene, ( 2000 ). Psicologia e educação - desafios teórico-práticos . São Paulo: Casa do Psicólogo.